22.10.07

Breve passagem pela democracia

(Obrigado Houaiss)

Todos preparados para mais uma semana de trabalho?
Alegrem-se, os bancos estão abertos, o petróleo continua a regular as nossas vidas e os impostos continuam a aumentar.
É não só um prazer, é antes de tudo uma alegria poder contribuir afogadamente para esta causa constante denominada de Liberalismo Europeu.
Liberalismo porque estamos na era democrática....democrática?...
”Democracia: governo do povo; governo em que o povo exerce a soberania (primeiro significado entre outros, encontrado no Dicionário Houaiss, p. 1213).“ Esperem, eu falei em liberalismo?... Liberalismo: doutrina cujas origens remontam ao pensamento de Locke (1632-1704), baseada na defesa intransigente da liberdade individual, nos campos económico, político, religioso e intelectual, contra ingerências excessivas e atitudes coercitivas do poder central (primeiro significado entre outros, encontrado no dicionário Houaiss, p.2270).
Contra ingerências excessivas, e atitudes coercitivas do poder central!... Tem esta frase por um lado, um ar de poesia e por outro um género até formal, mas já que só de poesia nem o poeta sobrevive, e que de formalidades poucos querem saber, acabemos então por aqui, e deixemos um especial cumprimento ao sr. Doutor Petróleo, ao sr. Doutor Euro, e ao sr. Doutor Imposto, dedicando-lhes este grito de entusiasmo, incentivo e pressão, que a todos os que só de longe cumprimentam e convivem com a riqueza, é dirigido: "Trabalhai, trabalhai porque o vosso trabalho alimenta e enriquece ainda mais os oportunistas comodistas que não se revêm em vós e que vos ignoram..."

Pierrot le fou